Dúvidas

O que é a Psicoterapia?

É um processo conduzido por psicólogos, no qual a pessoa busca expandir o auto-conhecimento, aprendendo a entender e a lidar com seus sentimentos, com objetivo de promover reflexão, levando-a um maior desenvolvimento pessoal e emocional.

Como funciona a Psicoterapia?

Geralmente são encontros de aproximadamento uma hora de duração, uma ou duas vezes na semana. Não há um tempo pré-definido para o término do processo psicoterapêutico, dependendo das questões de cada cliente.

Qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?

A principal diferença entre o trabalho dos dois profissionais é que o Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais com o uso de medicamentos, enquanto a atuação do Psicólogo está voltada para  trabalhar os aspectos emocionais do cliente. Porém, as duas áreas estão interligadas e comulmente os profissionais podem trabalhar juntos.

Como escolher um Psicoterapeuta?

O importante é conhecer o profissional, se identificar com ele e com a maneira com que ele trabalha. Em geral a primeira entrevista não é cobrada, dando possibilidade de o cliente tirar todas as dúvidas e decidir se quer iniciar o processo terapêutico com aquele profissional ou não.

Com que idade deve-se iniciar uma terapia?

Não existe idade certa para buscar um apoio psicológico, e em qualquer que seja a idade os resultados são: autoconhecimento, ampliação e resgate da qualidade de vida.

Estou bem, mas quero fazer terapia. Existe alguma contra-indicação?

Não existe nenhuma contra-indicação. Muitas pessoas procuram a psicoterapia porque desejam se conhecer melhor, enquanto que outras pessoas procuram solucionar sua queixa inicial.