Orientação Profissional

A orientação profissional auxilia uma escolha coerente a personalidade e ao estilo de vida. Tem como objetivo proporcionar ao adolescente ou adulto a oportunidade de fazer uma opção consciente e madura da profissão que quer seguir, a partir do conhecimento de si mesmo e de suas habilidades, bem como da própria escolha, tendo em vista o contexto sócio-econômico-cultural no qual estamos inseridos. 

A intenção é levar a pessoa, através do autoconhecimento, a descobrir sua real vocação. Aliar interesse e satisfação pessoal, com as potencialidades próprias de cada um, é a base para uma escolha profissional saudável.

Este trabalho pode ser realizado em grupo ou individualmente, no ambiente escolar ou em consultório.

O processo de escolha profissional baseia-se na busca do autoconhecimento, no significado das escolhas na vida e os determinantes dessas com o objetivo de oferecer condições para que se possa fazer uma escolha profissional integrada e consciente. Na orientação refletimos sobre o conhecimento das profissões com a análise de suas características pessoais, valores, interesses, potencial e talentos, proporcionando uma orientação personalizada sobre as profissões, cursos e mercado de trabalho, de acordo com os interesses e a elaboração de um Projeto de Vida.