"Sobre nós, trata-se dos nós da vida e dos relacionamentos. Este recurso auxiliará o seu cliente a estabelecer conexões mais profundas e a assumir o papel de protagonista em sua própria jornada."
Objetivo
Ampliar o repertório do cliente frente a seu sistema interrelacional e com seu ambiente, que se entrecruzam e que perpetuam a dinâmica familiar, sua relação com os outros e com o mundo.
Aplicação
Aplicação somente por profissional psicólogos e terapeutas.
Pode ser aplicado individual ou com até 3 pessoas.
Regras
- Disponha os círculos frente ao cliente;
- Peça para escolher 3 círculos e nomear cada um deles;
- Solicite que fale ou escreva seus sentimentos e comportamentos frente a cada círculo escolhido;
- Oriente o cliente a utilizar os círculos de uma forma que demostre as trocas que pensa ou sente frente as suas relações, (independente da disposição dos círculos)
- Apresente os emojis
- Solicite que coloque cada reação de emoji entre cada círculo;
- Aponte e intervenha a cada triangulação e identificação do cliente frente a dinâmica;
Material
1 pasta
1 folder explicativo
5 círculos
10 emojis
1 tira de fita
Sugestão:
Entre os apontamentos e as intervenções você ou o cliente podem fazer laços ou nós com a fita e colocar entre os círculos.
Teoria utilizada para o desenvolvimento do recurso:
Recurso como facilitador para ampliar o repertório do seu cliente baseado no conceito da triangulação, que se refere a um sistema interrelacional entre três ou mais pessoas, envolvendo sempre um par (díade) e um terceiro, que será chamado a participar quando o nível de desconforto e de ansiedade aumentar entre as duas pessoas, buscando assim, uma terceira pessoa para aliviar a tensão.
Triângulo – é a estrutura relacional de um sistema formada por três pessoas, a qual é considerada unidade mínima de observação. É um novo instrumento que permite descrever a natureza dinâmica das relações mesmo que o terapeuta atenda somente uma pessoa (Andolfi, 1996).
Triangulação ou triângulo ativado – Guerin et al. (1996) dizem que o fato de poder centrar as discussões e o ressentimento em um terceiro (ou em uma coisa) mantém a ilusão de que o verdadeiro problema entre duas pessoas é esse terceiro. A interação em cada díade está vinculada ao comportamento da terceira pessoa; cada pessoa está envolvida a formas reativas de comportamento; cada pessoa intervém na relação entre as outras duas.
Triângulo potencial ou latente (tríade) – é constituído por três pessoas, cujas relações mútuas não estão governadas pela emoção reativa. Cada um de seus membros se sente livre e é capaz de concentrar-se em si mesmo em vez de estar tratando de saber qual é a postura dos outros antes de adaptar a própria (Guerin et al. 1996).
Triângulos entrelaçados – triângulos que se entrecruzam e que perpetuam a dinâmica familiar (Andolfi, 1996).
Vínculo simbiótico ou apego ansioso – perda da clareza entre as pessoas, no qual a transmissão da ansiedade é tão intensa que cada uma delas chega a convencer-se de que não pode sobreviver sem a outra (Bowen 1979 & Guerin et al. 1996).
Dentro da filosofia de Martin Heidegger, o termo "existente" refere-se ao ser humano como um ser que existe no mundo. Em sua obra "Ser e Tempo" (Sein und Zeit), Heidegger desenvolve uma análise ontológica da existência humana, explorando como os seres humanos existem como "Dasein" (termo alemão que pode ser traduzido como "ser-aí" ou "estar-aí").
E ser-aí segundo Heidegger é essencialmente um existente. Ele é perpassado pela indeterminação ontológica, pois nenhuma essência o determina. Na verdade, sua essência é articulada pelos seus modos de ser – os existenciais.
Algumas características essenciais do "existente" (Dasein) na perspectiva de Heidegger incluem:
Abertura ao mundo: O Dasein está sempre em relação com o mundo e é projetado para fora de si mesmo, em direção às coisas, outras pessoas e ao seu ambiente. Essa abertura ao mundo é fundamental para a compreensão da existência humana.
Temporariedade: O Dasein existe no tempo e está constantemente envolvido com o passado, presente e futuro. A noção de tempo é crucial para a experiência existencial do ser humano.
Cuidado (Sorge): Heidegger destaca que o Dasein está sempre preocupado com suas próprias possibilidades e com o que é importante em sua existência. Essa preocupação é fundamental para a autenticidade do ser.
Ser-para-a-morte: Heidegger introduz a noção de que o Dasein é um ser que está sempre diante da própria morte, o que o leva a confrontar sua finitude e a dar sentido à sua existência.
Linguagem: A linguagem é um aspecto essencial da existência humana para Heidegger, pois é por meio dela que o Dasein interpreta o mundo e compartilha significados com os outros.
Portanto, um "existente" na filosofia de Heidegger não é apenas um ser humano biológico, mas um ser que se encontra no mundo, envolvido em suas preocupações, projetos e possibilidades, sempre em relação com outros e com o próprio ser-em-si-mesmo. A análise do existente é uma das principais contribuições de Heidegger para a fenomenologia e para a compreensão da condição humana.
Em resumo, para Heidegger, o existente é o ser humano em sua singularidade e individualidade, envolvido em uma jornada existencial em busca de sentido, compreensão e autenticidade em relação ao mundo que o cerca.
Bibliografia
ANDOLFI, M. A Linguagem do encontro terapêutico. Trad. Rosana Severino Di Leone. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BOWEN, M. De la familia al individuo: la diferenciación del si mismo em el sistema familiar. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1979.
GUERIN, P. et al. Triángulos relacionales: El a-b-c de la psicoterapia. Trad. Ofelia Castillo. Buenos Aires: Amorrortu editores, 1996.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. de Fausto Castilho. Editora da Unicamp; Vozes, 2012.